A ESCOLA NO BAIRRO

Em 14/06/1978, Franca estava em processo de crescimento industrial e contava com sério problema de moradia; então, para atender a demanda de migrantes que afluíam na cidade, em razão dos empregos oferecidos pela indústria coureiro-calçadista local, houve a criação em massa de loteamentos populares na periferia da cidade: “ os lotes eram, em sua maioria, localizados em áreas periféricas da cidade, o que fez com que seu preço diminuísse bastante, viabilizando sua compra por pessoas de menor poder aquisitivo” (VAZ, Thaís de Fátima, 2006).

Então surgiu o Parque Vicente Leporace, o maior empreendimento urbano que Franca já havia possuído até o momento, abrigando milhares de famílias, tornando o bairro uma verdadeira “cidade satélite”, como dito na época pelo prefeito Maurício Sandoval Ribeiro. Em seguida construíram-se vários prédios no bairro, tornando –o extremamente populoso .

Assim, para atender a grande demanda escolar e reivindicação da população, criou-se mais uma escola “erguida ao lado da atual (E.E. Profº Antonio Fachada ), dentro do Projeto ”embrião “, que consiste no início com menor número de classes e depois vai se ampliando aos poucos, mas com todas as condições básicas necessárias oferecidas pelo governo do Estado...” (Comércio da Franca, 05/01/1984).

Enquanto a Escola foi sendo construída, as classes (seis, de 1ª a 6ª séries) funcionavam na E.E. Profº Antônio Fachada. Conta D. Iolanda, funcionária mais antiga da Escola, que vivenciou a evolução da mesma, que certo dia a diretora Maria José Almada desentendeu-se com a direção da Escola “Antônio Fachada” e decidiu mudar-se com todo corpo docente e discente e funcionários para as dependências da E.E .Sudário Ferreira, mesmo esta não ter sido acabada e inaugurada.

A inauguração foi realizada no dia 15/06/1984, pelo prefeito Sidnei Franco da Rocha e pelos representantes da Delegacia de Ensino de Franca.

Com capacidade para 604 alunos e instalada numa área de 528 metros quadrados construídos, a nova Escola passou a funcionar nos períodos manhã, tarde (com seis turmas de 1ª série, quatro de 2ª, três de 3º, duas de 4ª, uma de 5ª e uma de 6ª série) e, posteriormente, no período noturno, tendo desafogado sobremaneira a E.E. Profº Antônio Fachada, oferecendo ao bairro mais um novo espaço educacional .

 
Home | Nossa Escola | Fale Conosco | Nova Ortografia
| TOPO |
Created By Herro | Change By Danilo H.